domingo, 12 de setembro de 2010

Dias especiais



São eles, dias marcados no calendário para fazerem as pessoas gastarem em conjunto, movimentando, assim, as vendas e com direito á aumento no preço devido a data. São também dias em que as pessoas lembram das outras que estão sendo comemoradas neste dia, e que fazem elas se apegarem a somente esses dias para presentear alguém, acabando com a espôntaniedade e , até com um pouco, da criatividade.

São eles: dia dos pais, dia das mães, dia dos namorados, dia das crianças, natal(com excessão daqueles que comemoram o natal dentro de suas religiões).

As pessoas esperam especialmente esses dias para presentear aqueles que dizem gostar, na verdade, esses dias acabam tornando-se uma obrigação para elas, se caso esquecem, são intimadas por não terem lembrado; e aquelas que intimam sentem-se mágoadas por que acham que foram esquecidas, então o indíviduo não tem escapatória a não ser comprar um presente o mais rápido possível pra compensar o "erro". Ainda sim, o presente que será comprado terá menos valor sentimental(porque tornou-se um obrigação própriamente dita) e a pessoa que receber vai sentir-se mais feliz por que ganhou o presente, e é como se nele residisse o valor da amizade, do quanto ela gosta, do amor das duas pessoas. O único mistério, que seria o presente, também é quebrado, quando próximas das datas, elas começam a falar/comentar sobre o que gostariam que ganhassem, mesmo dizendo que a pessoa é quem deve escolher.

A espôntaniedade é esquecida e ficam presas a esses dias, mesmo quando alguém vê um presente que gostaria de dar - sem motivo, apenas porque acham que a pessoa iria gostar - acabam esperando chegar o dia para então presentear a pessoa.

O que custa presentear alguém fora dessas datas? Será que é tão dificil? Será que precisão de uma dia marcado no calendário anualmente para lembrarem-se daqueles que gostariam de agradar, daqueles que amam?

Não é só essa a falha desses dias, além de serem criados para o comércio ( pois cada um aparece em um mês diferente, inventam outras para os meses que não tem movimentação, assim como o "Dia dos namorados" que no Brasil foi mudado para Junho porque no mês de fevereiro já tem o Carnaval pra movimentar o mercado consumidor [ sem contar a parte, de que Carnaval é mais conhecido como uma data de relacionamentos "liberais" que não seria nada bom para a reputação do dia dos namorados.] e nos meses seguintes já tem uma data para isso também.); eles lembram pessoas que também não possuímos, nem todo mundo tem uma mãe ou um pai para presentear, nem todos tem namorados ou namoradas, tem pais que perderam seus filhos cedos e pais que não tem condição de comprar um presente para os filhos. Como ficam essas pessoas? Mágoadas, triste, com inveja e talvez raiva daqueles que tem ou da pessoa que invento a data.

Se dizem livres, mas ainda estão presos ao senso comum, ás regras mascáradas da sociedade que os influenciam sem que percebam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...