quinta-feira, 18 de outubro de 2012

O Jogo Da Timidez

Diário Ex-tímido: Série de artigos relacionados ao tema timidez.

Jogo da Vida

Uma plataforma chamada: vida.

Se você já aproveitou seu tempo para jogar um jogo de RPG, conhece como o sistema funciona: para subir de level – nível -, é necessário EXP(Experiência). Sabe que para descobrir quests(Missões, provas, testes, desafios…) precisamos conversar com os personagens, desenvolvendo e revelando a história, adquirindo pontuações, poderes, acessórios, dinheiro. Tudo isso, para ganhar mais EXP e tornar o “boneco que você controla” mais forte para as próximas aventuras. Mais preparado.

Na vida real, não há muitas diferenças. O “boneco que você controla” ou personagem, é você mesmo. As quests vão se revelando conforme interagimos com os outros, seja simples pedidos, promessas, objetivos: Comprar pão, ir ao centro fazer compras, atravessar uma multidão de frente a escola sozinho, fazer perguntas a um estranho(“que horas são?” ou “Como faço pra chegar a tal lugar?”), sair do quarto quando tem um vizinho na sala ou em casa, ir ao banheiro na casa do amigo ou no colégio, e por aí vai. E, assim como no video-game, quanto mais você conseguir cumprir cada uma, mais EXP você ganha, mais evoluí.
Geralmente, começamos sem nada ou com poucos equipamentos(espada, escudos, armaduras…), tendo que sair de dentro da cidade e explorar os arredores, procurar oponentes fracos - pois, afinal, também somos fracos - e derrota-los. Adquirindo EXP e recursos para melhorar seus equipamentos e poder avançar no jogo.

O mesmo é para a timidez. Os equipamentos são os seus dons, sua arte: escrever, desenhar, tocar algum instrumento, a matéria que você mais tira nota, sua criatividade(imaginação), seus cálculos(raciocínio), sua capacidade de observação, sua concentração, ser um perfeccionista ou detalhista, sua tolerância ou paciência, enfim. São características, qualidades, que a timidez lhe proporciona e que você não nota, normalmente, nas pessoas extrovertidas, não tímidas. Entretanto, não consegue mostrar para elas o que você faz, guarda para si ou prefere não exibir, pois tem medo do julgamento, da atitude dos outro com relação a seu modo de pensar, agir ou se expressar. Aqui entra o seu Level. Quanto mais Level ter, mais equipamentos fortes poderá usar, conseguindo mostrar para os outros quem você é por dentro, sem receio de ser julgado . Mais realçara o seus dotes que a timidez criou.

Cremos que não podemos superar nada, que não temos meio de faze-lo, tentamos, algumas vezes, ir atrás dos outros (explorar os arredores), saímos do comodismo(cidade), buscamos enfrentar os medos(inimigos), e o que acontece na maioria das vezes?
Perdemos.

Temos ideias incríveis “Hoje eu vou fazer isso, e nada vai me impedir”, “Amanhã eu vou falar com aquela pessoa”, “Mais tarde eu vou sair pra balada e curtir com os amigos”, “De hoje, não passa”. Criamos confiança, pensamos diversas maneiras, calculamos todas as possibilidades, inventamos um monte de situações na nossa cabeça. “Não tem chances, é hoje!”. E, na hora “H”, tudo desaparece. Some. As ideias, os pensamentos, a criatividade, todo o dialogo formado vai embora. E, o pior de todos, a confiança. Deixando só o medo, como de costume. Voltamos para casa(ou nem se quer saímos) com a sensação de fracasso, desiludidos, talvez, mais pessimistas. Este é o famoso: Game Over.

Game Over: O Jogo acabou. Acabou mesmo? Não. É aí que entra a beleza dos jogos RPGs, o jogo não acaba! E aqui é outra desilusão para quem é tímido, pois o jogo não acabou. Quer dizer, que ele continua vivendo como ele era, que não mudou. Ele se arrisca sair da cidade(comodismo) outras vezes, mas nada. Os inimigos(medos) parecem ser fortes demais, as barreiras intransponíveis. Preferindo ficar perambulando pelo inicio do jogo, a tentar outras estratégias.


Mudança de Estrategia

Mudança De Estratégia

Se o inimigo(medo) é muito forte, óbvio que será difícil você enfrenta-lo e, consequentemente, derrota-lo. Se você tiver uma party/clan(grupo de amigos) que possam te ajudar, será de extrema importância. Contudo, na maioria dos casos, só podemos contar com nós mesmos. Já dizia Eistein:

“Se quer viver uma vida feliz, amarre-se a uma meta, não às pessoas nem às coisas” – Albert Eistein

Por mais que você deseje alguém ao seu lado, você deve se focar em uma meta, em um objetivo, ao invés das pessoas. Muitos tímidos(as) creem que a solução para os seus problemas, seria arranjar um namorado ou namorada. Ledo engano. De nada adiantará uma companhia, se você não tem iniciativa, não tem vontade e coragem para enfrentar seus medos. É como uma party/clan: se você não atacar os monstros, não ajudar o mínimo que seja, receberá pouca ou nenhuma EXP. Seu objetivo é tornar-se independente dos outros, principalmente, de suas críticas. Não depender da intimidade para se sentir mais a vontade.

A questão é: Como posso melhorar, então? Como evoluir “sozinho”? Como enfrentar os meus medos?



Aumentar Level

EXP = Confiança

No “Jogo Da Timidez”, EXP equivale a confiança em si próprio. Você precisa se tornar mais e mais confiante. Quanto mais confiante for, mais forças terá para combater seus piores inimigos(medos).

A depender do seu nível de timidez, cada uma de suas fraquezas ou inseguranças, tem uma carga emocional. Por exemplo: entre conversar com uma suposta paixão ou um colega, qual é considerado o mais difícil? Qual você tem mais medo? Entre chegar na aula atrasado, tendo que bater na porta e passar pela frente de todo mundo, e andar pela rua sozinho, qual é pior? Cada um tem seus temores mais aguçados. Alguns não conseguem conversar ao telefone, mas atendem; Outros nem se quer atendem; Outros andam pela rua sozinhos tranquilamente, mas tem receio de voltar pelo caminho percorrido, ao invés de parar no meio da rua e retornar, dão a volta no quarteirão; Outros não passam em frente a escola em período de aula. Enfim, a uma quantidade imensa de medos. O que você precisar fazer é separa-los por dificuldade. Listar, por escrito ou mentalmente, aqueles que, apesar de você sofrer, consegue driblar ou conviver.

Listado. Pegue um medo que você tem, mas que você consegue passar por ele. Comece do princípio, do básico do básico. Ex: dar bom-dia a todos em casa ou cumprimentar. Não espere alguém falar, faça você a iniciativa. Diga um “oi” ou “bom dia”, todos os dias, a partir de agora. Você pode travar no inicio, a voz não sair clara, mas faça. Talvez pense, “Isso não é nada.”. Ótimo! Você consegue fazer sem receio algum? Beleza. Passe a diante e diga “Como foi seu dia ontem?” ou “O que pretende fazer hoje?” caso você já não saiba. Percebeu? Passo-a-passo. Não queira desenvolver uma conversa direto, aprenda a iniciar, se surgir assunto ou não, é outra história. Essa é a chave para derrotar(superar) um inimigo(medo).


Chave para superar o Medo


A Chave Para Superar Um Medo

A chave para superar a maiorias dos medos resume-se apenas a uma palavra: costume. Simples assim. Sem segredos. É como você enjoar de um doce por ter comido tanto. Cansar de jogar um jogo porque ficou o dia inteiro jogando. Costume. Basta acostumar a sua mente em dias consecutivos, fazendo a mesma coisa, que você o adquire. Assim como escovar dentes de manhã ou noite. Talvez você sinta até uma inquietação no dia que não faz isso. Sem contar, que você lembra o quanto demorou para aprender? O quanto relutou ou se esqueceu, antes de se acostumar? Quanto puxaram sua orelha ou alertaram?

Uma das lições mais importantes que aprendi foi essa. Caso duvide, existe um tratamento para Aracnofobia, onde a pessoa é exposta a imagens semelhantes a uma aranha. Pois até a imagem de uma aranha é capaz de causar um grande susto. A pessoa é exposta a um slide de imagens, algumas normais, outras que aparentam uma aranha. Com isso, a pessoa toma um susto, mas não o suficiente para desmaiar. Aos poucos, ela vai se tranquilizando, as imagens parecidas não causam o mesmo efeito. Daí passam para imagens com verdadeiras aranhas. Até chegar ao elemento verdadeiro, a real aranha. É basicamente nisso que se resume o tratamento.

Isto pode ser classificado como “quebrar o medo em partes”. Um exemplo prático para o tímido, é a vergonha de olhar nos olhos das pessoas. Você pode tentar encarar a foto, antes de ficar olho-a-olho pessoalmente. Tentar ficar confortável com um amigo ou familiar, antes com os colegas e pessoas desconhecidas. Pegue uma foto com proporções semelhantes, ou um vídeo, e fique olhando só em seus olhos. Não sentindo desconforto, encare olhos de animais(gatos, cachorros…). Passe a seguir, para o que você considera mais fácil “encarar um homem ou uma mulher?” “encarar uma criança?” “um bebê?” invente meios de olhar nos olhos daquilo que menos lhe aflige, até se acostumar e partir para um medo mais avançado. Quanto mais você conseguir superar esses pequenos inconvenientes, mais confiança irá ganhar, e mais chances terá de enfrentar um Boss, um mestre, um medo gigante. Se tiver coragem para faze-lo já, faça. Mas lembre-se: repita! repita quantas vezes for necessário até sua mente se acostumar, não sentindo mais o desconforto.

Conclusão

Usem quantos “continue’s" forem necessários, mantenham o foco. Busquem superar os medos insignificantes, mesmo aqueles que não tem relação com a timidez. Isso aumentará sua confiança, e dará um alicerce para superar obstáculos posteriores e maiores. Nada impede você de tentar dar um salto, de ir atrás dos seus maiores bloqueios antes dos pequenos, mas garanto que quanto menos inimigos fracos você tiver, mais condições terá para suportar um chefão.


Diário Ex-tímido:
2. O Jogo Da Timidez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...