segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Lógica x Medo

Diário Ex-tímido: Série de artigos relacionados ao tema timidez

Cérebro esquerdo e direito


Para compreender melhor esse texto é preferivel ler os artigos: O Jogo da Timidez e Desenterrando Traumas.

O medo é causado por um pensamento consciente ou inconsciente. Algo que você enxerga na hora ou algo que está no seu cérebro, mas que você não sabe o porque, ou, talvez saiba, porém não sabe tirá-lo dali. A lógica, por mais boa que seja, parece não ser o suficiente para acabar com ele. Mesmo que você pense "Isso não é verdadeiro. Os outros não estão me observando", "É somente da minha cabeça", "Não faz sentido esse medo", você não consegue romper a barreira do medo. Porque a emoção domina a lógica, os pensamentos. Por mais que calculemos tudo, que estejamos convictos que iremos agir conforme o combinado, o medo supera a lógica. Então, a menos que você tenha coragem suficiente para enfrentar o medo, você fracassará.

Para adquirir coragem, é necessário enfrentar o medo. Para enfrentar o medo, é necessário coragem. Se você não consegue algo "grande", como ir a balada, chegar numa garota, pedir informações para estranho, falar ao telefone,  você pode adquirir confiança através dos pequenos e mais irracionais medos. Que medos são esses?

Há medos que você certamente desconhece e que a lógica pode prevalecer sobre ele, pode vence-lo. Medos que você não precisa nem se quer interagir com outra pessoa. Você pode pensar "E como isso vai me ajudar?". Ora, você tem medo até sozinho, e quer perder o medo na presença dos outros? Vamos por partes, como diria Jack o estripador.

Se você tem uma camêra e eu disser para você fazer um vídeo e mandar para o youtube. O que você pensa sobre isso? Sente medo? Você estará expondo sua imagem onde qualquer pessoa poderá vê-lo, o mesmo que acontece no cotidiano. Então porque você, ou a maioria das pessoas tem medo disso, se costumam se expor normalmente? Não será pelo mesmo motivo que você é tímido? Devido as pessoas estarem olhando diretamente para ela? E que qualquer falha, poderá ser motivo de chacota?

Agora, mostrando como o medo é irracional, e nós temos a tendência de olhar para o lado pessimista...

Primeiro: eu não falei que era para você fazer um vídeo de você, nem que você precisava aparecer ou falar nele. Mas sim, você deverá aparecer nele, não precisa nem falar, mas se conseguir, melhor ainda. Pode ser que você não precise aparecer, mas só falar. Também serve.

Segundo: eu não falei que você deveria divulgá-lo. Usando a lógica, é quase impossível alguém encontrar o seu vídeo no youtube, se você não divulgá-lo, não ultilizar técnicas para alguém encontrá-lo(título, descrição...) sabe porque? Porque se fosse fácil, todo mundo seria uma celebridade. Mesmo para quem divulga é dificil atingir público, você acha que um vídeo simples, sem nada acrescentar, conseguirá ser encontrado? Ainda mais, por pessoas próximas a você, quem dera, sua familia? 

Se ainda sim, você não estiver disposta a fazer isso, há ainda uma outra alternativa: o youtube oferece a opção de privacidade. Você poderá bloquear o vídeo para que as únicas pessoas que vejam, sejam aquela que tem um link. Melhorou, não é? Então tente fazer, e você descobrirá que mesmo com toda essa segurança, você sentirá algum medo ou desconforto quando estiver fazendo. Irá travar, gaguejar. Mas dessa vez, você pode enfrentar isso, porque não há ninguém que irá ver, somente você. A lógica aí, esta a seu favor.

Se não tiver uma camêra, poderá fazer um blog. A lógica é a mesma. Dificilmente alguém encontrará ele se você não divulgar, e também há a opção de você esconde-lo. Então você deverá escrever algo pessoal no blog, pode usá-lo como um diário, ou escrever uma opnião. O importante é que você mostre sua imagem, sua pessoa.

Futuramente, você deverá tentar colocar ambos, ou o que fizer, como público. Depois, divulgar em lugares que você sabe que não há ninguém conhecido por ali. Colocar sua foto própria no blog. Mostrar seu blog ou seu vídeo para algum conhecido(não amigo) na internet, que more bem longe e não faça parte do seu círculo social. Depois, para um amigo.

Aqui, o medo está sendo quebrado em partes. Você pode fazer tudo isso direto, caso consiga. Mas se não, vai fazendo cada um, parte a parte, e vendo como reage. Continue fazendo isso, mesmo com receio, até que você se acostume. Escreva o quanto for necessário, até voce sentir coragem de divulgar o blog, ou mostrar para um conhecido. Faça vários vídeos, antes de colocar como público, e tentar mostrar para um conhecido ou amigo distante. Aos poucos, você irá criando mais confiança e segurança, e estará mais disposto a enfrentar a timidez cada vez melhor.

Diário Ex-tímido:
4. Lógica x Medo
5. A Voz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...