sábado, 9 de fevereiro de 2013

A Voz

Diário ex-tímido: Série de artigos relacionados ao tema timidez.

A voz

Quantas vezes você sonhou ter a voz ou cantar como um ídolo seu? Falar em público como um prefeito, um professor ou um palestrante? Certamente, muitos tímidos almejam ter a desenvoltura dessas pessoas, até os extrovertidos tem interesse em um dia falar tão claramente e com propriedade, sobre determinado assunto, na frente de várias pessoas.

Mas nós, tímidos, não conseguimos interagir direito nem com as pessoas ao nosso redor. Imagina ser como aquele ser desiníbido?

O que muitos desconhecem, é que a voz é influenciada pelas qualidades emocionais da pessoa. Quando alguém está triste, ela fica fraca, baixa, ás vezes nem sai. Quando alguém está chorando de tristeza, ela fica rouca e falha. Se a pessoa está calma e tranquila, a voz é serena. Muitos percebem essas nuances, embora não se atenham a esses detalhes. Quando a pessoa tem confiança em si próprio, a voz dela transmite segurança. E isso não é diferente com as pessoas ínibidas: A voz de um tímido costuma ser baixa, fraca e sem projeção.

O quê causa isso?


Uma pessoa que sofre de timidez tem muitas inseguranças que se agrupam, tornando-a nessa pessoa retraída. Muitos tem problema com a aparência, e o que eles costumam fazer? Academia. Por via de regra, é sempre isso. Não pretendo desmerecer quem escolhe esse meio e através disso consegue melhorar. Porém, o mais ideal, é você se desprender desse conceito sem precisar disso. Não se importar se você é feio ou bonito. Com isso, você consegue melhorar mais ainda sua personalidade. Entretanto, poucos conseguem quebrar essa crença.

Crença? 

Sim. Uma imagem sua que você criou cujo objetivo é a perfeição. Ela não quer errar o mínimo que seja, não quer se arriscar, não quer perder. Portanto, evita sair fora da linha. E quando você pensa em sair dela, ela te prende do jeito que for possível. Buscando todas as hipóteses negativas para amedrontá-lo. Parece até com uma religião, não? A pessoa tem medo dela própria, de explorar novos horizontes com medo de quebrar uma regra imposta por ela mesma.

Daí entra os meios alternativos. Se você não consegue convencer a sua mente a largar essas ideias, você tenta amenizar isso, melhorando seus atributos exteriores(aparência) afim de falar para sua mente "olha, tenho certeza que estou visivelmente melhor, vejo isso no espelho, você não me engana mais", e dai ela começar a ceder essa barreira, porquê você tem a convicção, a certeza que aquilo que ela diz é uma mentira, e que deve descartá-la.

Pretende continuar descartando os livros de auto-ajuda? É nisso que se baseiam eles. Você começar a mudar de lado, experimentar os pensamentos opostos ao que você tem de costume. E quando você tem a convicção, a certeza de que aquilo não é verdade, esse medo passa a ser menor, e você consegue a coragem para enfrentá-lo.

Você só tem a certeza que uma comida é ruim, quando experimenta, de resto, é apenas achismo seu. Você vê os outros experimentando e achando ruim, você sente o cheiro, e considera que essa comida deve ser, realmente, ruim. Você vê o formato dela, acha grotesco, e nem se quer prova. Ora, que medo é esse de provar uma coisinha de nada? A única coisa que pode acontecer, é você achar ruim e guspir, assim como os outros fizeram.(e veja que aí está outro medo bastante compartilhado pela sociedade, e que ninguém percebe.) Mesmo assim, você não ousa colocar aquilo na boca, devido a opinião alheia e seus pré-conceitos sobre o cheiro e o formato.

Mas aí, algo estranho acontece. Pode se dizer até mágico. Você prova: e acha muito bom. Instântaneamente, o cheiro passa a ser menos pior, ou até deixa de ser. Assim como o formato. Que que aconteceu? É só o gosto que é bom, porque o resto foi junto? Porquê eram simplismente uma crença, uma imagem mental que você criou sobre aquilo, e você rompeu ao experiênta-lo. Você quebrou ela ao duvidar, arriscar, experimentar e concluir algo contrário do que se baseava sua teoria. Pois todos os pré-requisitos era fundado em "O gosto deve ser ruim.", e não era.

Ok. E o que isso tem haver com a aparência? Academia? E principalmente, a voz? 

Significa que para você romper seus medos, você necessita ter certeza que aquilo não pode lhe afetar mais. Para isso, você, primeiramente, tem que duvidar dos seus medos. Segundo, ir adiante e mostrar para sua mente que o que você pensa atualmente "Esse medo é falso", é verdadeiro. E com isso, quebrar sua antiga crença, aquela imagem que diz "Esse medo é real, sinta!". Terceiro, atingir um estado de convicção plena, neutralizando por completo o medo e a crença.

A academia proporciona um estímulo exterior, para ajudar no interior. Mas a crença pode permanecer lá, e hora ou outra, irá aparecer novamente. Sem contar, que influencia em outros medos, por não ter resolvido essa imagem mental. Ao invés de quebrá-la, a pessoa tenta se encaixar nela.

Qual a importância da Voz?


E o que tem a voz? A voz também é aparência. Entretato, está diretamente ligado com a timidez, por causa da questão emocional. Muitas pessoas tem desprezo por sua voz, sabe que ela não é alta e clara, e evita falar em determinados momentos por isso. Ou seja, além das outras inseguranças, ela tem medo de sua própria voz. Ás vezes ela até tem coragem, mas lhe falta voz para isso.

A pessoa quer conversar, ser extrovertida, falar em público, cantar, e ainda não percebeu que isso tudo depende do fator: voz. E se você não gosta dela a ponto de se sentir mau, você vai travar. Se você não confia nela, se você acha ela ruim aponto de não querer mostrar, você jamais será aquilo que deseja ser. Você não conhece ela, não sabe o potencial que sua voz tem, e ainda acha ela ruim.

Se você está pensando "Eu não acho isso da minha voz", e não parou para gravar ela e escutar. Sugiro que faça isso, muito provavelmente, você mudará de opinião. Por quê? Porque a voz que ouvimos, é diferente do que os outros ouvem. E você acha que está passando algo, quando na verdade não está, por não conhece-lá. Isso geralmente acontece quando alguém canta junto com o cantor, e acha que está arrasando. E quando ouve a gravação, enxerga o desastre que é.

Logo, se você quer se tornar numa pessoa comunicativa, você precisa aprender a se comunicar. Para isso, você precisa ter confiança em sua própria voz, precisa treiná-la, aprimorá-la, conhecê-la. Devido aos anos que se passam sem falar muito, nossa dicção diminui drasticamente. Então todos aqueles exercícios para apresentação, você deve fazer para o seu cotidiano. Exercícios de canto, exercícios de dublagem ou locução, tudo que tem haver em melhorar a sua fala e a sua voz, ajudará em sua desenvoltura.

Um profissional que pode auxiliar nisso é o fonoaudiólogo. Ele saberá exatamente o que você precisa para melhorar sua voz, sua dicção e, assim, sua fala. Um professor de canto, iria ajudar você a desenvolver o potencial da sua voz, acredite ou não, todos podem aprender a cantar afinado. É questão de treino, e muitos cantores renomados passaram por isso, ainda passam, e fazem exercícios para aquecer a voz, exercícios de canto, antes de entrar no palco.

Caso não disponha de nenhum deles, nenhum curso de oratória ou locução. Sugiro fazer os exercícios mais básicos:

1. Pegar um livro ou uma notícia e ler em voz alta. Depois, colocar um lápis ou caneta entre a boca, e falar o mesmo texto. Procure gravar antes, se possível, sem fazer o exercício, e depois, para notar a diferença. Depois de falar o texto com o lápis na boca, fale normalmente, sem nada.

ps: Se você canta, mesmo que seja sozinho em casa, poderá cantar uma música com a caneta na boca também.

2. Exercícios de trava-lingua da maneira correta. Não tente dizer rapidamente, vá bem devagar, gesticulando bem a boca, e não se preocupe em exagerar. Depois vá aumentando a velocidade. O importante não é a velocidade, mas o ritmo e a pronuncia das palavras.

ps: Se precisar fazer caretas para gesticular melhor, faça. Não tem problema. Quando você for falar normal, isso não acontecerá.

3. Zumbido. Imite o som de uma abelha, não precisa exagerar na altura, mas não faça muito baixo. Tente manter onde você sente que não lhe prejudica. Faça constantemente esse som, aos poucos, você notará mais clareza na fala.

Esses são os mais básicos, você pode pesquisar por exercícios de dicção e voz. Há diversos na internet, e vídeos ensinando a fazer e os cuidados que devem se tomar. O ideal não é praticar muito em um dia, e depois só na outra semana. Mas trinta minutos á uma hora, todos os dias. O tempo que der, entretanto, é desnecessário passar mais de uma hora fazendo.


Diário Ex-tímido:

3 comentários:

  1. Olá Marcos Paulo, como vai? :)

    Maravilhoso este artigo, adorei! Primeiro pela forma como foram abordados os temas como insegurança, vaidade e o incentivo a um mergulho íntimo para resolvermos as questões que influenciam na forma como nos vemos e percebemos. Creio que o auto conhecimento é uma das práticas mais importantes para termos uma vida mais leve e plena, sem nos deixar dominar por medos nem sempre justificáveis.
    Minha voz me incomoda bastante, no telefone por exemplo, sempre acham que estão falando com uma criança de 10 anos... Isso me incomodava bastante, mas de uns tempos para cá tenho tentado me aceitar mais, ser menos severa e menos perfeccionista quando a isso e quanto a outras coisas também. Passei então a me expor mais, fiz um vídeo para o blog e aceito que os amigos me telefonem, coisa que antes eu nem deixava. Também me arrisquei a falar para um grupo grande de pessoas e assim, vamos relaxando e adquirindo confiança, vendo que às vezes, fazemos de um detalhe, um monstro que nos impede de realizar as coisas :)
    Muito bom seu artigo, vou parar por aqui, senão vou acabar fazendo uma postagem, tamanha a riqueza de temas que tratou e são interessantes :)

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo cierto, Sammy. E tu? XD

      Também acho que auto-conhecimento é importante, só assim conseguimos saber até onde podemos ir, o que nós realmente queremos para nós. Ao invés de seguir a maré. Para mim, é algo essencial.

      Olha só! Quando era mais novo(não que eu seja velho, rs) confundiam minha voz com a da minha mãe. Pensa num desgosto arretado, rsrsrs. Tinha muito receio de atender o telefone por isso, além da timidez. E é ótimo ver que outros no mesmo barco estão saindo de canoa. Tem que ter força nos braços, rs.

      Adorei seu comentário, é uma honra receber sua presença. Fiquei muito contente, pensando "É ela mesmo!", rs. Como já deve ter percebido, acompanho seu blog e gosto muito dos assuntos abordados por lá.

      Podia até escrever mais, nem ligo em ler, rs.

      Abraços!
      E bem vinda ao meu humilde blog. XD

      Excluir
  2. Nossa Marcos Paulo que blog maravilhoso. Vou colocar em prática tudo que aprendi. Muito obrigada pelos esclarecimentos. A minha vida inteira foi de muita timidez a ponto de me afastar da sociedade. Tenho colegas. De vez em quando a gente conversa pelo zap zap. Amiga mesmo que gosta de mim somente uma.

    ResponderExcluir

Relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...