segunda-feira, 25 de março de 2013

Prisão Mental

Diário Ex-tímido: Série de artigos relacionados ao tema timidez.


"Prisão Mental: Uma mente que vive dentro de um condicionamento, uma régra, que foi estabelecida durante tanto tempo, que a própria não é capaz de perceber. Criando o limite. Uma linha imaginária que tende a manter a mente dentro do que lhe foi ensinado."

A maioria das pessoas, tanto extrovertida, quanto introvertida, possui alguma espécie de pensamento limitante. De uma barreira mental que foi produzida na infância/adolescência por uma série de fatores. Tais condições foram geradas através das experiências diversas, tanto as consideradas ruins, como as boas. Um exemplo: se você provou uma fruta, e gostou, pressupõe-se que um bolo ou um doce relacionado a essa fruta, também seja boa. O mesmo acontece com algo considerado ruim. Você levará essa avaliação para toda sua vida, se não resolver experimentar de novo e achar o contrário do que foi antes. Assim como o gosto musical pode passar por diversas etapas, a questão do paladar também. E só há uma maneira de descobrir isso: experimentando.


Uma das coisas que eu sempre digo: procure eliminar seus menores medos, e você enfrentará os grandes com muito mais confiança. No caso da comida, quantas vezes você já negou experimentar algo novo? Muitos não veem, mas esse é um medo que a maioria compartilha. "Será mesmo que funciona?" talvez você pense, e a resposta é: sim!

Quando eu era criança e fui experimentar feijão pela primeira vez, acabei esgasgando com a casca e vomitando. Devido a isto, eu sentia ânsia toda vez que colocava feijão na boca. Isso durou toda a minha infância e adolescência. Eu tinha medo até de experimentar, acreditando que algo de errado iria acontecer, e iria me fazer botar tudo pra fora novamente. Esse foi um dos primeiros medos que quebrei. E como? Comendo! Foi fácil? Não, garanto que não. E talvez você considere isso uma palhaçada. Uma coisinha de nada. Mas é, quando não temos o medo, ou superamos ele, enxergamos o quão bobo é tal situação. E eu tinha trauma. Afinal, achava que sempre iria engasgar com o grão. E o que eu pensei na hora que resolvi comer? Respirei fundo e disse...

"Isso é que se chama de: devorar o medo!"


Caráter: É aquilo que você faz quando está sozinho

Essa frase é perfeita para o que direi a seguir. Um tímido tem seus limites em relação a outra pessoa, problemas de relacionamento. Entretanto, qual é a sua atitude quando você está sozinho? Muitos provavelmente não percebem, mas continuam agindo exatamente como antes. Sentem-se mais confortável, mas permanecem com a mesma postura retraída. Como se ainda houvesse uma câmera espiando ele. A pessoa se restringe, pensa em pular, dançar e falar sozinho, mas com um pé na incerteza, pensando: "E se alguém chegar?", "Vão me achar um louco!", "E se os vizinhos ouvirem?", "Minha reputação será totalmente perdida". Veja só, a pessoa está presa mesmo que ninguém esteja observando-a. E ainda quer se libertar na frente dos outros? Primeiro, trate de resolver isso, ou você dificilmente conseguirá algo mais além. Se nem sozinho você consegue ser você mesmo. Não é acompanhado que você irá se soltar.


Qual a sua escolha?



Pretende continuar apenas dentro da área de conforto? Do que você acredita e quer acreditar? Ou quer superar-se e ver até onde você pode chegar? Dizer quem não consegue, que é díficil, isso todos já sabem. E por quê continuam assim? Por quê continuam acreditando que não conseguem e que é difícil, ao invés de mudar suas crenças e agir em prol disto. Deixe sua mente avançar, provar o outro lado. Só assim poderá compreender e, consequentemente, superar.


Diário Ex-tímido:
4. Lógica x Medo
5. A Voz
6. Prisão Mental





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Relacionados:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...